domingo, 30 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Atenção para os horários – Seja pontual



Olá peregrinos e peregrinas!

Estamos de volta para mais uma dica JMJ.
Vamos falar sobre HORÁRIOS e PONTUALIDADE.
Estaremos participando de uma grande peregrinação, com muitas atividades, e estaremos fazendo isso em grupo. Por isso, é preciso que cada um tenha uma atenção especial aos horários e procure ser pontual.

Vamos ser práticos!

Na saída para a JMJ todos devem estar no aeroporto pelo menos 3 (TRÊS) HORAS ANTES DO VÔO, pois nesses dias tudo estará bem movimentado e se você se atrasar para o check-in correrá o sério risco de perder o horário do vôo e, consequentemente, toda a JMJ.

DURANTE A JMJ, caso tenha alguma programação em grupo que inclua visitas, passeio de ônibus ou algo parecido, procure estar no local combinado no horário previsto, do contrário, você poderá ser deixado pra trás, pois o grupo todo não poderá esperar por você por causa do seu descuido com o horário, além das empresas de ônibus também terem horários a cumprir numaexcursão.

NO ALOJAMENTOtambém será muito importante você ter atenção aos horários. O alojamento tem HORÁRIO PARA ABRIR E FECHAR por questões de organização e segurança. Se você não tiver cuidado poderá ficar trancado do lado de fora do alojamento. Em Madrid, na JMJ 2011, dois dos nossos peregrinos passaram a noite na rua porque não chegaram no horário estabelecido. Eu fiquei muito preocupado, mas não podia fazer nada porque os responsáveis pelo alojamento não podiam ficar a nossa disposição a noite toda esperando. Graças a Deus eles chegaram bem na manhã do outro dia, mas todos ficaram preocupados com eles.

ORGANIZE-SE para que você não tenha nenhum problema. Veja sempre quais são os horários das atividades, do alojamento, dos transportes, para que você não perca nada da JMJ e evite problemas desnecessários.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

sábado, 29 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Sua segurança na JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!

Hoje quero dar umas dicas que ajudarão a prevenir alguns problemas em termos de segurança durante nossa participação na JMJ.

PRIMEIRO:ande sempre em grupo. Já fizemos uma postagem sobre a importância disto (post dia 12/06).

SEGUNDO: CUIDADO COM AS REDES SOCIAS. Muitos se empolgam e começam a postar o local da hospedagem, o seu horário de viagem, com quem está ou para onde vai. Cuidado!Evite este tipo de comportamento, pois você está se expondo e expondo o seu grupo a riscos. Claro que você tem o direito de postar o que você quiser e de compartilhar sua experiência na JMJ. A dica é: faça isso depois! Isso mesmo! Depois que você tiver viajado vale sobre o voo,depois que terminar a atividade ou o evento falar sobre ele e sobre o que aconteceu. NUNCA ANTECIPE SUA PROGRAMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. Pessoas com más intensões poderão usar isso contra você.

TERCEIRO: mantenha sempre com você seus documentos, dinheiro, objetos de valor. Durante a JMJ, infelizmente, não dá para evitar que tenham pessoas que queira se aproveitar do evento para causar algum problema. Por isso, diminua os riscos não deixando suas coisas de valor no alojamento, mas mantenha sempre com você, é mais garantido.

QUARTO: evite os locais evidentemente de risco. No Rio de Janeiro, como em qualquer cidade, existem áreas mais seguras e áreas de risco. Procure evitar as áreas conhecidamente de risco, deste modo, você estará prevenindo inconvenientes durante a JMJ.
A JMJ estará oferecendo uma estrutura de segurança e de apoio aos peregrinos, porém, cabe a cada um também ajudar evitando tudo àquilo que possa ser inconveniente ou imprudente.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Arraiá das Pastorais - Upanema/RN


DICAS JMJ RIO 2013 - Faça um “caixinha” para a JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!

Uma pergunta frequente que tenho escutado é: “quanto devo levar em dinheiro para a JMJ?”
Bem, é difícil de determinar um valor, mas vou dar a você uma base do que você deve levar em conta para calcular o quanto deve levar.

Primeiro, é claro que na sua inscrição já estão incluídos: transporte durante a JMJ, as três refeições do dia, a hospedagem em alojamento. Porém, se você quiser fazer um LANCHE precisará de dinheiro; também precisará de dinheiro para COMPRAR ÁGUA em algumas ocasiões; se o seu grupo chegar no Rio de Janeiro antes do dia 23/07 ou viajar de volta depois do dia 28/07, provavelmente precisará de dinheiro para PASSAGENS NOS TRANSPORTES PÚBLICOSdo Rio, pois o passe livre da JMJ não estará valendo nestes períodos.

Aconselho a não levar muito dinheiro, mas SOMENTE O NECESSÁRIO. Se você tiver CARTÃO ajudará bastante, pois você só levará em espécie o necessário e caso precise de um extra terá o cartão para resolver.

IMPORTANTE: NÃO DIVULGUE OS VALORES QUE VOCÊ ESTÁ LEVANDO para não chamar a atenção de pessoa com más intensões.
Com essas informações calcule o que você acha que irá precisar e boa jornada!

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - O YouCat na JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!
Quero nesta postagem repassar um convite que foi feito pelo pessoal que é responsável pelo projeto do YouCat (o Catecismo Jovem).
Eles colocaram nas redes sociais o convite para que todos os jovens que já tem seu YouCat ou que pretendem adquirir um, LEVEM O SEU para o Rio de Janeiro. Eles estarão com um espaço durante a jornada para formação, partilha de experiências e orientações.
Também eles estão anunciando que durante a vigília no sábado irá ter alguma “SURPRESA” UTILIZANDO O YOUCAT. Por isso, um item para você colocar na sua lista de bagagem sem falta será seu YouCat.

Vamos ficando por aqui.
Um abraço pra todos! Até amanhã,  se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Menor de idade na JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!

Muitas pessoas querem participar da JMJ, mas a organização tem um limite de idade e critérios para essa participação. Vamos conhecer melhor para que todos possam participar bem da Jornada.

O Comitê Organizador, no site oficial, orienta o seguinte:
Lembramos que a Jornada Mundial da Juventude é aberta para a participação de todos. Contudo, apenas maiores de 14 anos completos até a data de início da Jornada (23 de julho de 2013), poderão inscrever-se oficialmente como peregrino, assim sendo, somente os que estiverem aptos à inscrição poderão fazer escolha por pacotes com alojamento, alimentação e transporte.
Grupos de peregrinos que desejam trazer menores que 14 anos deverão responsabilizar-setotalmente, inclusive pelo alojamento, alimentação e transporte do menor e este não poderá ser inscrito como peregrino.”

Os jovens entre 14 e 17 anos deverão ter, dentro do grupo, um responsável devidamente documentado com uma autorização dos pais ou responsáveis, para que este menor de idade não fique assistência de um adulto. Para maiores informações sobre esta autorização procure um cartório, ou o conselho tutelar ou o fórum de sua cidade, pois eles poderão orientar como fazer este documento e quais os procedimentos.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.


terça-feira, 25 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Documentos para viajar rumo à JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!

Importante que todos se lembrem de levar sua DOCUMENTAÇÃO para a JMJ. Porém, não precisa levar tudo. Basta levar sua Identidade (RG) ou Carteira de Motorista, pois será necessária no embarque do aeroporto. NÃO ESQUEÇA ESSE DOCUMENTO! Porque sem ele você não poderá embarcar no avião e perderá seu vôo, ok?

Outra dica para ajudar é que esse documento deve ficar sempre com você. NUNCA DEIXE ESSE DOCUMENTO NA BAGAGEM! Antes, durante e depois da JMJ, ande sempre com seu DOCUMENTO.

Por fim, para ocaso de você perder o documento e acabar tendo problemas lá no Rio de Janeiro, você pode fazer o seguinte: tire uma ou duas xerox do seu documento, autentique no cartório, coloque uma xerox na mala e outra na bagagem de mão e fique com a original junto a você. Caso você perca a original, terá essas duas alternativas que garantirão sua identificação durante a viagem. NÃO COLOQUE A XEROX JUNTO COM O ORIGINAL! Porque você poderá perder os dois juntos e, deste modo, não adiantou nada tirar a xerox.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

segunda-feira, 24 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 Bagagem para a JMJ – parte 3

Imagem retirada da internet

Olá peregrinos e peregrinas!

Nesta postagem de hoje queremos terminar este bloco de dicas para sua bagagem, lembrando que aqui estamos dando orientações, mas é você quem vai decidir o que é melhor levar ou não para a JMJ. Nosso objetivo é facilitar a sua organização a partir de nossa experiência na JMJ de Madrid 2011.

NÃO RECOMENDAMOS: levar equipamentos eletrônicos como Tablet, notebook e similares, pois além de você não ter tempo de usá-los durante a JMJ, eles só aumentarão o peso da sua bagagem de mão.

RECOMENDAMOS: levar seu celular, câmera fotográfica e/ou filmadora (para registrar os momentos da JMJ); uma pequena lanterna para a vigília (não recomendamos usar a lanterna do celular porque irá descarregar mais rapidamente o equipamento); não esqueça os carregadores desses equipamentos como também adaptadores para os formatos de tomadas, se for o caso.

Último Lembrete sobre os cuidados com sua bagagemNÃO DEIXAR nos alojamentos material de valor como dinheiro, máquina fotográfica, filmadora etc. Objetos de valor e em espécie são de RESPONSABILIDADE DO PEREGRINO, portanto custa caro não tomar esses cuidados.

Um abraço pra todos! Até amanhã se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio- Assessor do Setor Diocesano de Juventude


domingo, 23 de junho de 2013

Elba Ramalho deixa recado para os jovens da Diocese de Mossoró.

Faltam exatamente 30 dias para a Jornada Mundial da Juventude e a cantora Elba Ramalho, que esteve na cidade de Mossoró, deixou o seu recado para os jovens da Diocese de Santa Luzia - Mossoró/RN, em especial para os jovens que irão para o Rio de Janeiro. Vamos todos, rumo à JMJ!


DICAS JMJ RIO 2013 - Bagagem para a JMJ – parte 2


 Imagem retirada da internet
Olá peregrinos e peregrinas!

Vamos continuar falando sobre as BAGAGENS.

Além da mala (que falamos na postagem anterior) você também pode levar UMA BAGAGEM DE MÃO. Enquanto a mala precisa ser despachada para ir no setor de bagagem do avião, a BAGAGEM DE MÃO pode ir com você dentro do avião. Vejamos o que poderemos levar nesta bagagem.

Seria interessante você colocar na bagagem de mão uma ROUPA RESERVA, ou seja, uma blusa, uma roupa íntima, ou algo do tipo, pois, infelizmente, pode acontecer de sua mala ser extraviada e, deste modo, até que a empresa aérea a localize e a devolva pode passar um tempo, assim sendo, com a bagagem de mão, você está prevenido para uma emergência.

Também você deve usar a bagagem de mão para levar o carregador do celular, câmera fotográfica, filmadora etc, pois na mala pode ser que esses equipamentos sejam danificados ou extraviados.
Outras recomendações para a bagagem de mão:
- NÃOPODERÁ CONTERnenhum material de metal, tesoura, pinça de sobrancelha, agulha, barbeador (esses itens terão que ir na mala a ser despachada).
- Líquidos como perfumes, creme dental, hidratante, gel, aerosol, loções, cremes, bebidas, shampoos, só poderão ser colocado na mala a ser despachada. Acomode esse material em sacos plásticos ou recipientes bem lacrados, pois a pressão do avião poderá causar vazamento do produto.
- Recomendamos para a bagagem de mão uma MOCHILA ou algo parecido.O peso não pode exceder 5kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm.
- PODE LEVAR: Medicamento sem prescrição médica não excedente a 120 g por embalagem. Medicamentos para diabéticos, com prescrição médica, não superior a 240 ml por embalagem.
- O agasalho para frio pode ser levado também na bagagem de mão ou você pode ir usando o agasalho caso ache oportuno.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude


sábado, 22 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Bagagem para a JMJ – parte 1

Imagem retirada da internet
 Olá peregrinos e peregrinas!

Vamos fazer algumas postagens sobre a BAGAGEM que deveremos levar para a JMJ.

Hoje começamos com o GUARDA-ROUPA para a Jornada. O que levar? O que não levar?
Bem, cada um sabe do que precisa normalmente, mas aqui queremos ajudar você a selecionar sua bagagem. Lembre-se que você vai para uma peregrinação e, por isso, muita bagagem só irá atrapalhar você.

VAMOS COMEÇAR PELA MALA!
Aconselhamos levar mala de acampamento ou de pequeno porte (pequena ou média) visto que no decorrer da jornada iremos ter que nos locomover em transportes públicos.

Dentro da mala:
- Camisas ou blusas, uma média de 01 (uma) por dia, pois você sairá pela manhã e só retornará para a hospedagem a noite. O mesmo para roupas íntimas.
- Uma toalha e um lençol.
- Duas calças e uma bermuda ou short. (uma das calças poderá ser a que você já estiver usando na hora da viagem!)
- Um agasalho para frio, pois no Rio de Janeiro é época de frio.
- Uma roupa de banho (sunga ou calção, biquíni ou maiô), pois, às vezes, na hospedagem, o banho é coletivo e essas roupas facilitarão na hora.
- O saco de dormir.
- Meias de acordo com a necessidade e a quantidade de dias. Sugerimos um par de meias para cada dois ou três dias (você pode também lavar as meias e, deste modo, diminuir a quantidade).
- Um par de tênis e um par de sandálias baixa (chinelo de dedo, por exemplo). Não leve mais do que isto de calçado. E amacie o tênis antes da viagem, pois lá você irá andar muito e se o calçado for novo poderá causar incômodo (calos, por exemplo). NÃO LEVE SAPATO OU CALÇADOS COM SALTO! Você não conseguirá usá-los na JMJ, além de fazer volume desnecessário na mala.

IMPORTANTE: uma semana antes da viagem, verificar pela internet as condições de tempo, para fazer uma mala com roupas que serão úteis, pois muitas vezes está mais frio/quente que o habitual e assim não se tem surpresas desagradáveis.

Outra coisa IMPORTANTE: esta mala não pode ultrapassar os 23kg(franquia de bagagem). O que passar disso será excesso de bagagem, sendo responsabilidade sua pagar pela diferença. Um exemplo: quando fomos para a JMJ em Madrid 2011, eu levei uma mala média e seu peso não passou dos 13 kg para 10 dias de viagem. Por isso, tenha atenção para não colocar na mala o que você não vai precisar.

Vamos ficando por aqui por hoje.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude




sexta-feira, 21 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Cuidado com a hidratação durante a JMJ



Olá peregrinos e peregrinas!

A JMJ no Rio de Janeiro promete se muito legal! Entretanto, o clima previsto será diferente do clima da JMJ de Madrid. Na Espanha era verão e o clima quente e seco nos obrigou a tomar muita água para evitar desidratação.

No Rio de Janeiro o clima previsto será frio e, deste modo, muitas pessoas esquecem-se de beber água, pois não se sentem incomodadas com o calor.

Por isso, tenha muito cuidado, pois você poderá ficar desidratado e adoecer durante a jornada. No Kit peregrino você receberá um squeeze justamente para manter-se HIDRATADO. Mantenha-o sempre cheio e não se separe dele, assim você se manterá hidratado e em perfeitas condições de saúde para viver intensamente cada dia da jornada.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Voluntários se unem em campanha de doação de sangue


Os voluntários da JMJ Rio2013 começaram uma grande mobilização de doação de sangue em diversas cidades do Brasil e do mundo. A ação se inicia no sábado, 22 de junho, com um grande mutirão e se estende até o dia 29. Atualmente no Brasil, 2% da população são doadores regulares de sangue. O objetivo da campanha é deixar como legado da JMJ Rio2013 o aumento do número de doadores regulares.
A coordenadora de promoção do voluntariado da JMJ, Vivi Mariano, explica que a campanha segue o formato da realizada no ano passado, mas dessa vez com uma amplitude maior. O Hemorio já está realizando uma campanha para expandir o estoque para a Copa das Confederações e a JMJ Rio2013. De acordo com a instituição, são necessários cerca de 1,5 mil litros de sangue para atender confortavelmente todas as demandas dos dois grandes eventos.
Para ser doador é preciso ter entre 18 e 68 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar documento oficial de identidade com foto. Não é preciso estar em jejum para fazer a doação, mas apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos três horas antes.
Mobilize os seus amigos e vá vestido com sua camiseta ou identificação da JMJ Rio2013. E não esqueça de registrar e compartilhar fotos e vídeos da doação.
Como funciona?
O doador preenche um formulário que avalia se há alguma doença que impeça a doação. Depois disso, ele é examinado por um profissional de saúde. A coleta dura no máximo 10 minutos e todo material utilizado é estéril e descartável. Após a doação, o voluntário recebe um lanche e informações sobre o cuidado que deve ter após a doação.
Voluntários Diocesanos
No Rio de Janeiro, o Hemorio fez uma escala para os voluntários diocesanos. 
22/06: Grande Mobilização
23/06: Vicariato Suburbano
24/06: Vicariato Urbano
25/06: Vicariato Sul
26/06: Vicariato Norte
27/06: Vicariato Leopoldina  
28/06: Vicariato Oeste 
29/06: Hospital Antônio Pedro -Arquidiocese de Niterói (08h às 12h)
29/06: Vicariato Jacarepaguá 

Fonte: Site Oficial JMJ

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 10



Olá peregrinos e peregrinas!

Uma atividade de grande valor é o espaço para que os jovens possam fazer a experiência de se sentirem amador por Deus por meio do sacramento da CONFISSÃO.

Cerca de 200 confessionários estarão divididos em determinados pontos da cidade, entre eles, a Feira Vocacional. 

Vários padres que se inscreveram para a JMJ estarão disponíveis em todos os pontos de confissão organizados pelo Comitê Organizador para atender os jovens peregrinos.
Aproveite essa oportunidade para fazer um bonito encontro com Jesus que nos ama e nos chama a seguí-lo.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 9



Olá peregrinos e peregrinas!

Um outro espaço legal da JMJ é a FEIRA VOCACIONAL!

A feira é um evento dentro da programação oficial que tem como objetivo levar os jovens a perguntar o que Deus espera da vida deles. Serão 130 expositores, 150 estandes, haverá estandes de congregações e movimentos, que vão mostrar seus carismas; uma tenda de Adoração ao Santíssimo Sacramento; palco para shows; tendas de oficinas para palestras, dinâmicas e testemunhos; praça de alimentação; uma tenda de Catequeses; e metade dos confessionários da JMJ, favorecendo um espaço de encontro com Deus.
O local será a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão.

Neste espaço você poderá conhecer muitas coisas legais e que podem ajudar você a viver melhor a jornada, como também levar você a refletir sobre seu projeto de vida diante da vontade de Deus.

Também está prevista, para a FEIRA VOCACIONAL, a criação do “POINT DA JUVENTUDE”: um espaço para tirolesa, arborismo, escalada e apresentação de hip-hop católico. .A Feira Vocacional, que é aberta a todos, acontecerá de 23 a 26 de julho, das 8h às 20h, iniciando sempre com a celebração da Santa Missa.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude


terça-feira, 18 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 8



Olá peregrinos e peregrinas!

Vamos falar, ainda dentro da programação da JMJ, do FESTIVAL DA JUVENTUDE.

Ele será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho (excluindo o tempo dedicado às catequeses e aos atos centrais). Será composto por VÁRIOS EVENTOS, através dos quais serão compartilhadas experiências artísticas, religiosas e espirituais da vida e da fé dos jovens do mundo todo. Seguindo esses critérios, o Festival da Juventude poderá incluir reuniões de oração, mas também amostras, vigílias, concertos, recitais, filmes, músicas, dança e teatro, bem como momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais, ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.

Todas essas atividades e muitas outras estarão no Guia do Peregrino que você receberá no seu Kit peregrino, por isso veja bem a programação, monte o roteiro do seu de cada dia e curta o máximo a JMJ.


Veja esse vídeo sobre o Festival e fique atento!





Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Missas e Shows na Cidade da Fé no Riocentro durante a JMJ Rio 2013

A programação do Bote Fé Brasil está recheada de shows e missas! Conheça as atrações que serão apresentadas aos peregrinos da JMJ Rio2013 no palco Bote Fé Brasil, localizado no pavilhão 4 da Cidade da Fé, no Riocentro, entre os dias 20 e 26 de julho.
No dia 20 de julho haverá Missa com Pe. Fábio de Melo e Shows com Celina Borges, Marília Mello, Via 33, Márcio Pacheco, Conexa, Amor e Adoração.

A Missa com Pe. Reginaldo Manzotti  será no dia 21 de Julho e os Shows serão de Vida Reluz, Tribo Maranatha, Jack, Expresso HG, Diego Fernandes, Eros Biondini, Eliana Ribeiro, Brais Oss, Dunga e participação especial do Pe. Joãozinho no palco e estandes.

No dia 22 de julho haverá shows com Missionário Shalom, Tony Alisson, Flaviane, Dominus, Anjos de Resgate, Cleiton Saraiva e a apresentação do Vida in Concert com Elba Ramalho e convidados.
Ainda há Artistas confirmados que serão divulgados aqui, fique ligado!
A programação completa e os horários serão divulgados no site da Cidade da Fé em breve.
A entrada na Cidade da Fé no Riocentro será livre e gratuita. Para chegar na Cidade da Fé e participar dos shows e missas, acesse aqui e conheça a localização do Riocentro.
Participe! Cidade da Fé de 20 a 26 de Julho no Riocentro,  Rua Salvador Allende, 6555 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
_____________________________________________________________________________
Serviço:

CIDADE DA FÉ
Data: de 20 a 26 de julho de 2013
Local: Riocentro – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Programação:

ExpoCatólica (Feira de Livros e Artigos Religioso)
FÉstival (Festival Internacional de Turismo Religioso)
Bote Fé Brasil (Shows, Entretenimento, Cultura)
Expo Vocacional (Feira de Congregações e Comunidades Religiosas)



Realização: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Produção: Promocat Marketing Integrado
Parceria: Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Fonte: Cidade da Fé

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 7



Olá peregrinos e peregrinas!

Depois de termos visto os Atos Centrais da JMJ agora vamos começar a falar um pouco das diversas atividades que acontecem simultaneamente durante esses dias.
Hoje falaremos sobre AS CATEQUESES.

Organizadas e distribuídas em mais de 273 LOCAIS da região metropolitana do Rio de Janeiro, as CATEQUESES serão presididas por bispos de diversos países. É a parte que aprofunda o tema da JMJ. Os nomes desses bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas) e deverão ser divulgados 30 dias antes da JMJ.

Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos locais de hospedagem, divididos por grupos linguísticos. Elas acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de julho, PELA MANHÃ. O café da manhã será disponibilizado nos locais de catequese de 7h às 8h, mesmo para aqueles que optarem por um alojamento particular (não integrado ao sistema da JMJ).

Serão três manhãs de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens. As CATEQUESES desenvolverão o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19) e os temas serão: “SEDE DE ESPERANÇA, SEDE DE DEUS” no dia 24; “SER DISCÍPULOS DE CRISTO” no dia 25; e “SER MISSIONÁRIOS: ‘IDE!’” no dia 26.

Começando às 9h, os peregrinos são chamados ao momento inicial da catequese, com animação, oração, abertura e palavra de boas vindas, seguido pela pregação, conduzida por um bispo. Após a reflexão dos bispos, abre-se um espaço para perguntas e, com uma celebração eucarística, o encerramento será às 13h.

Por isso, ao chegar ao Rio de Janeiro, quando estiver com seu Guia do Peregrino em mãos, veja o local mais próximo de catequese em português e tudo dará certo!
Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

 Veja o link:

domingo, 16 de junho de 2013

Jornada terá 273 locais de Catequese

Igrejas, salões, ginásios, quadras e auditórios já estão reservados para os momentos de Catequese, durante a JMJ Rio2013. São 273 locais espalhados em 10 regiões do Rio de Janeiro, e dioceses vizinhas, chamadas subsedes, como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

De acordo com o padre Leandro Lenin, diretor executivo do Setor Preparação Pastoral e Catequese, o número de locais pode crescer para 300, divulgados inicialmente pela organização, caso as inscrições de peregrinos aumentem nesta reta final da Jornada. “Os nossos jovens, respondendo ao pedido de inscrição, vão mostrar pra gente que eles estão querendo participar e a nossa postura é a de oferecer também catequese para eles. A gente quer que eles tenham participação neste momento da Jornada”, afirmou padre Leandro.


Os locais serão chamados “sedes de Catequese” e estão organizados nas seguintes regiões: Jacarepaguá, Norte, Suburbano, Urbano, Sul, Leopoldina, Oeste, Nova Iguaçu, Niterói e Caxias. Uma paróquia pode ter mais de uma sede. E a mescla diferentes línguas em uma mesma paróquia tem por objetivo promover a diversidade cultural dos peregrinos e ajudar na distribuição dos participantes entre as sedes e paróquias.
Em todas as regiões haverá oferta de catequese em português e espanhol, línguas utilizadas pela maioria dos peregrinos. Serão 133 sedes em língua portuguesa e 50, em espanhol. As outras línguas principais do evento estarão distribuídas da seguinte forma: 25 locais para a catequese em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês. Ao todo, haverá catequese em cerca de 20 idiomas, entre eles árabe, croata, dinamarquês, esloveno, grego, tcheco, russo. As regiões Sul, Urbano, Norte e Niterói terão maior concentração de locais para os peregrinos dessas línguas.  Segundo padre Leandro, isso facilita a assistência dos jovens estrangeiros aos seus consulados, caso haja necessidade.  

Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem. Nos locais também haverá a distribuição dos kits de café da manhã para os peregrinos que optaram pela alimentação da JMJ na hora da inscrição.
As pessoas com deficiência terão uma Catequese especial, reunidos em um só local, o único com tradução simultânea para as sete línguas oficiais.
Curiosidades

Os locais que vão receber o maior número de peregrinos será a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, e um dos pavilhões do Riocentro, centro de convenções localizado no bairro de Jacarepaguá, ambos com capacidade para cinco mil peregrinos de língua portuguesa.
A região com maior número de sedes é a Oeste, com 49 locais, que receberá peregrinos de língua portuguesa e espanhola. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nesta mesma região, em Santa Cruz, é a que vai receber o maior número de sedes em sua região paroquial: nove. Outro dado curioso fica na região Sul. Apenas nos bairros do Recreio e da Barra, 10 línguas estarão presentes em diversas sedes de catequeses. “Será um Pentecostes”, aposta padre Leandro.

Obs: Os locais e línguas estão sujeitos a alterações.  

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 6


Olá peregrinos e peregrinas!

O último ATO CENTRAL na programação da JMJ é a MISSA DE ENVIO.

Depois de permanecerem acampados durante a noite no Campus Fidei, os peregrinos despertam já com uma programação especial para se prepararem para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre, em ação de graças pela JMJ Rio2013. No palco haverá a ORAÇÃO DAS LAUDESe apresentações artísticas e culturais até o início da celebração que será às 10h.

O Papa chegará novamente de helicóptero e se locomoverá de Papa Móvel entre o público ao se dirigir para o palco principal para a Santa Missa. Nesta mesma celebração, os jovens receberão a bênção de envio, pois a Jornada é uma preparação para a grande missão que se inicia após o evento. Também será anunciada pelo Papa a cidade sede da próxima Jornada Mundial da Juventude.

Apesar de toda a infraestrutura pensada para o Campus Fidei, todos precisarão de paciência para usar os espaços de apoio (banheiros, água, saúde etc), por isso, reforço, participe da Vigília e da Missa de envio junto com seu grupo,NUNCA FIQUE SOZINHO, assim será mais fácil se organizar e mais animado à espera pela missa. Também esteja com o LIVRO DE ORAÇÃO da JMJ que estará em seu kit peregrino, pois nele você terá toda a liturgia da missa, a oração das laudes e os cânticos.

Um abraço a todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

sábado, 15 de junho de 2013

Campus Fidei em Guaratiba terá 32 ilhas de serviço em 22 lotes

Os peregrinos que vão à vigília e à missa de envio no Campus Fidei, em Guaratiba, terão uma estrutura que conta com 32 ilhas de serviço distribuídas ao longo de 22 lotes. As ilhas são espaços de serviço da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 onde haverá venda oficial de comida e bebidas. Além disso, haverá estruturas como banheiros, lavatórios, mictórios, torre de vigilância, bebedouros.
 
O objetivo é evitar que os peregrinos precisem se deslocar constantemente entre os lotes para encontrar os serviços desejados.  A área de cada lote corresponde a, em média, 7 campos do Maracanã. Os lotes contarão com uma ou duas ilhas, dependendo do tamanho. O Campus Fidei contará ainda com 33 telões de LED para o público. 
A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m². Estão previstos 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictorio
Já estão garantidos 12 milhões de litros de água para o evento. Eles serão distribuídos por 177 bolsões. Haverá uma estação de tratamento de esgoto (ETE) dentro do terreno do Campus Fidei, para tratar a água antes de jogar na rede de esgoto. Haverá 115 bolsões de capacidade diferente para armazenagem.
 
Entrada nos lotes
A entrada nos lotes será por ordem de chegada. Cada lote tem várias saídas, cada uma com cerca de 40 m de largura. Vai haver controle nas entradas para evitar que haja mais peregrinos que a capacidade do local. No entanto, desde que haja capacidade, haver fluxo livre entre os lotes.
A orientação é que os peregrinos não levem barraca, mas apenas o saco de dormir. O objetivo é não bloquear a visão das pessoas e otimizar o espaço.