domingo, 22 de janeiro de 2012

A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA .

                      

            Entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo, a cruz de madeira de 3,8 metros foi construída durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. 

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas
Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, ao acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. Até a JMJ em 2013 os símbolos passarão por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé". 
No período de 10 a 17 de fevereiro será a vez do Nordeste 2 (RN, PB, PE  e AL) receberem os símbolos. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.

BOTE FÉ ITAÚ!

Se receber os maiores símbolos da JMJ no nosso país já nos deixa felizes, imagine recebê-los aqui, na nossa Paróquia. Imagine quantos jovens do mundo inteiro tocaram na Cruz Peregrina, quantos tiveram um encontro pessoal com Cristo através da JMJ, agora, pare só um instante de imaginar, e venha VIVER conosco essa Felicidade que não passa! 
Dia 16 de fevereiro de 2012 a Paróquia Nossa Senhora das Dores receberá a Cruz Peregrina, o Ícone de Nossa Senhora, nosso Bispo Dom Mariano, Pe. Nunes e uma caravana de jovens da nossa Diocese, num encontro único e inesquecível para a nossa juventude. Pais, mães, avós, tios, católicos e não católicos, Cristãos, e em especial: todos os jovens estão convidados para este forte encontro com Deus. Que  presença da Cruz Peregrina seja um tempo forte de renovação e esperança para todos nós.

BOTE FÉ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário