sábado, 28 de abril de 2012

Rio de Janeiro prepara ensaio para as catequeses durante a JMJ em 2013

DomOranicatequesemadri“Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13). Esse é lema que vai guiar o Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 que será realizado em 38 paróquias da Arquidiocese do Rio (uma por forania) no dia 19 de maio.
O simulado será promovido pelo Comitê Organizador Local (COL), sendo coordenado pelo Setor de Preparação Pastoral.
"Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude", disse um dos diretores do setor, padre Arnaldo Rodrigues.
Segundo o também diretor do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, está em fase de finalização o processo de escolha das 38 paróquias. "Os jovens terão a oportunidade de participar de um evento que dará um pouco do gostinho do que será a Jornada e poderão ser inseridos nos vários campos de trabalho, para que naquele ambiente, onde, em torno de seis até dez Paróquias vão estar reunidas em uma única manhã, possam perceber como funciona a JMJ", explicou.
As atividades seguirão o mesmo padrão de catequese de uma Jornada. A programação está dividida assim: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística. Simultaneamente acontecerão confissões.
O simulado, a princípio, acontecerá somente no Rio de Janeiro. "É possível que façamos ainda outro simulado ampliando ainda mais o número de Paróquias e estendendo isso às sub-sedes", disse padre Leandro.
Padre Arnaldo reforça o convite para que todos participem: "Todos são chamados a participar da catequese. Por mais que se diga que o protagonista da Jornada Mundial da Juventude ou de qualquer atividade da Jornada seja o jovem, também é a família, também são os membros da comunidade, da paróquia. Todas as pessoas serão chamadas a viver a experiência do que é o Simulado da Catequese, porque quando acontecerem as catequeses na JMJ será um movimento que vai envolver a todos, e não somente os jovens".


Fonte: Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário