
No pensamento do Papa, agora também disponível para download em português ( http://www.pccs.va/images/mesa_comun/PDF/brasil-Livreto.pdf ), o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração. O silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não há dualidade entre “Silêncio e Palavra”, mas complementaridade entre ambos os termos que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-as fecundas no serviço da nova evangelização.
“Silêncio e palavra” nos convocam a uma reflexão sobre o silêncio fundador, este que se relaciona irrevogavelmente com a Palavra. Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão. “Silêncio e palavra” são recursos que possuem uma base sólida capaz de nos conduzir à comunicação plena.
Para aprofundar o tema, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação está encaminhando a todas as Arquidioceses e Dioceses o livreto para o Dia Mundial das Comunicações, que contém:
- A mensagem do Papa Bento XVI;
- Uma reflexão de Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação sobre o texto do Papa;
- Sugestões de como celebrar e comemorar o Dia Mundial das Comunicações, organizadas pela Assessora de comunicação da Arquidiocese de Vitória, Maria da Luz Fernandes.
- A Comissão para a Comunicação agradece às editoras “Paulus” e “Paulinas” que imprimem, gratuitamente, 15 mil exemplares, alternadamente, todos os anos o material para o Dia Mundial das Comunicações.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário