segunda-feira, 14 de maio de 2012

Livro com a mensagem do Papa para o Dia da Comunicação disponível para downloa


Cidade do Vaticano (RV) - “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema para o próximo 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo Papa Bento XVI, que será celebrado no dia 20 de maio de 2012.

No pensamento do Papa, agora também disponível para download em português ( http://www.pccs.va/images/mesa_comun/PDF/brasil-Livreto.pdf ), o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração. O silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não há dualidade entre “Silêncio e Palavra”, mas complementaridade entre ambos os termos que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-as fecundas no serviço da nova evangelização.

“Silêncio e palavra” nos convocam a uma reflexão sobre o silêncio fundador, este que se relaciona irrevogavelmente com a Palavra. Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão. “Silêncio e palavra” são recursos que possuem uma base sólida capaz de nos conduzir à comunicação plena.

Para aprofundar o tema, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação está encaminhando a todas as Arquidioceses e Dioceses o livreto para o Dia Mundial das Comunicações, que contém:

- A mensagem do Papa Bento XVI;

- Uma reflexão de Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação sobre o texto do Papa;

- Sugestões de como celebrar e comemorar o Dia Mundial das Comunicações, organizadas pela Assessora de comunicação da Arquidiocese de Vitória, Maria da Luz Fernandes.

- A Comissão para a Comunicação agradece às editoras “Paulus” e “Paulinas” que imprimem, gratuitamente, 15 mil exemplares, alternadamente, todos os anos o material para o Dia Mundial das Comunicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário