quarta-feira, 9 de maio de 2012

Memória Histórica: as últimas mensagens de João Paulo II em língua portuguesa




RealAudioMP3 
Cidade do Vaticano (RV) – Em vista das comemorações de 1 ano da Beatificação de João Paulo II, no próximo dia 1º de maio, o Quadro Memória Histórica relembra, a partir desta quarta-feira, os discursos de João Paulo II em língua portuguesa. O primeiro programa traz as mensagens do último ano de vida do Beato, 2005, até janeiro de 2004. 

Sábado, 1º de janeiro de 2005. Praça São Pedro. A data marcou a última manifestação pública do Papa em língua portuguesa. A voz estava muito comprometida pela doença, mesmo assim o Papa se fez entender aos lusófonos.

“Aos peregrinos de língua portuguesa faço votos de um Feliz Ano Novo, com a protecção maternal de Maria Santíssima”.

Domingo, 7 de novembro de 2004. Sempre na Praça São Pedro. Desta vez, João Paulo II falou diretamente aos brasileiros. E, já naquela época, fez um apelo em defesa da vida.

“Saúdo os peregrinos brasileiros, e aproveito para dar graças a Deus, congratulando-me com vossa nobre Nação por sua fidelidade ao Evangelho de Cristo. Faço votos de que todas as instâncias responsáveis da Nação prossigam defendendo a vida desde a sua concepção até o seu termo natural. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.

25 de abril de 2004, Terceiro Domingo de Páscoa. Praça São Pedro.

“Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, com os seus Pastores e Autoridades, em festa pela beatificação de Alexandrina de Balasar. O Coração Imaculado de Maria, de quem ela foi tão devota, seja porta de esperança para a humanidade do nosso tempo”.

28 de março de 2004. Domingo, depois do Angelus João Paulo II novamente fala diretamente aos brasileiros.

“Uma saudação amiga aos educadores e directores das escolas do Brasil, coordenadas pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, a todos encorajando na sua nobre missão. Sobre vós e vossos alunos, desça a minha Bênção”.

Domingo, 14 de março de 2004. Praça São Pedro. João Paulo II reitera a importância da Campanha da Fraternidade, que naquele ano teve como tema “Água, fonte da Vida”.

“Saúdo os peregrinos brasileiros que quiseram unir-se à Campanha da Fraternidade do Brasil, e alcançar desta Quaresma frutos de paz e de reconciliação. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A última memória histórica deste programa vem do dia 1º de janeiro de 2004. 

“Que Maria Santíssima, Mãe de Deus e de misericórdia, anime a todos a viver em paz e concórdia. Feliz Ano Novo!”

(RB)


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário