segunda-feira, 9 de julho de 2012

JUVENTUDES DO NORDESTE II ENCONTRAM-SE EM RECIFE PARA O X ENCONTRO REGIONAL

No último final de semana, de 5 a 8 de julho de 2012, no Centro Pastoral Dom Vital, Bairro da Várzea, Recife/PE. Representações juvenis de vinte Dioceses do nosso Regional encontraram-se pela décima vez para partilha de experiências e planejar as ações para esse momento de graça que a Igreja do Brasil vive na expectativa de vivenciar a Jornada Mundial da Juventude.
   O encontro tratou do tema “Memória, discipulado e missão”, à luz do trecho bíblico adaptado para a JMJ “Ide e fazei discípulas todas as juventudes”, contou com a assessoria do Pe. Tadeu Rocha (Assessor da PJMP e Articulador Regional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude) que tratou de fazer o resgate histórico da caminhada da juventude no percurso dos dez anos no regional, Paulo Mansan (Assessor da PJR e da mesma comissão), Cerioli, osfs (Assessor da PJR) que ajudou a juventude presente a compreender o verdadeiro sentido do discipulado e da missão para a Igreja frente os desafios da atualidade, momento este que provocou muitas reflexões oportunas tanto para os jovens quanto para os assessores e padres.
   Recebemos a visita do Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Obra de Maria, que testemunhou sua vida de entrega ao Projeto do Reino de Deus e motivou a juventude a trilhar o mesmo caminho cada um a seu modo.
   Laércio Vieira (PJR) e Daniely Barbosa (PJMP), apresentaram o DNJ 2012 e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, toda a preparação e organização para a Jornada Mundial da Juventude ficou sob as orientações do Pe. Gimesson Eduardo, scj., que apresentou como as dioceses devem se preparar para a Semana Missionária, bem como a saber utilizar os recursos de mídia disponibilizados pelo Comitê da JMJ Rio 2013, para não haver descaracterização e esfacelamento da proposta central.
   Celebramos a vida e a história de todas as juventudes e em especial à dos jovens da PJMP por seu aniversário de 34 anos de missão no Brasil, em uma missa celebrada por Dom Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife), Dom Bernardino Marchió (Bispo de Caruaru e Referencial da Juventude no Brasil e no NE2) e por todos os Padres e Diáconos, Irmãs e jovens articuladores da juventude deste Regional, onde foi apresentada oficialmente para as juventudes do NE2 o 4º Congresso Nacional da PJMP que acontecerá em Janeiro/2014 em Recife/PE por Enildo Luiz (Assessor Nacional da PJMP).
   De volta às dioceses os jovens voltaram animados pelo espírito missionário e pelo ardor juvenil do fazer acontecer, atentos ao nosso próximo encontro em fevereiro de 2013.
Daniely de Barros Barbosa e Luis Adriano Correia da Silva
Secretários da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do NE2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário