quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bento XVI: "Sem Deus, o mundo só pode piorar"


Como já é tradição no dia 15 de agosto, Bento XVI deixou esta manhã a residência de Castel Gandolfo, onde descansa no verão – e foi à Paróquia de Santo Tomás de Vilanova, para presidir a missa da celebração da Assunção da Beata Virgem Maria.
O Papa foi acolhido com entusiasmo por um grupo de cidadãos e turistas da pequena cidade. Participaram da missa seu irmão Mons. Georg Ratzinger, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, os Cardeais Giuseppe Bertello e Domenico Calcagno, Prefeito e Regente da Casa Pontifícia, Dom James Harvey, Padre Leonardo Sapienza, o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, e o pároco de Castel Gandolfo, Pe. Pietro Diletti.
O Papa iniciou a homilia explicando o significado do dogma proclamado em 1950 por Pio XII: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. O dogma se tornou um “ato de louvor e exaltação”, o ato de proclamação da Assunta foi visto como uma “liturgia da fé”.
Citando o Magnificat, Bento XVI afirmou que o louvor a Virgem, Mãe de Deus, é da Igreja de todos os tempos e todos os lugares. “É um dever e um compromisso da comunidade cristã de todas as gerações”.
“Por que Maria é glorificada com a assunção ao céu?” – perguntou o Pontífice, respondendo que Ela viveu fielmente e guardou no seu íntimo as palavras de Deus a seu povo e as promessas feitas aos apóstolos. No Magnificat, a Palavra de Deus era a Palavra de Maria, luz de seu caminho.
Na leitura de hoje, do livro de Samuel, o evangelista faz um paralelo: Maria, que tem em seu ventre Jesus, é a Arca Santa que traz em si a presença daquele que é fonte de consolação, de alegria plena: “Maria é a ‘visita’ de Deus que traz alegria”. Também Lucas o diz explicitamente: “Bendito seja o Senhor, porque visitou e redimiu seu povo” - lembrou Bento XVI, falando aos paroquianos.
Improvisando, o Papa disse que por ser unida a Deus, “Maria está muito perto de cada um de nós; seu coração é grande, Ela pode ouvir e nos ajudar. Esta presença de Deus em nós é importante para iluminar as tristezas e os problemas do mundo”.
Bento XVI exortou os fiéis a abrirem o seu ser a Deus, para que “Ele possa entrar em nós e ser a força que dá a vida”. “Hoje – acrescentou – muitos esperam um mundo melhor, mas não se sabe quando este mundo melhor vai chegar. O certo é que um mundo que se afasta de Deus só pode piorar”.
Terminando a homilia, o Papa disse que é preciso confiar na materna intercessão de Maria, para que o Senhor reforce a fé na vida eterna e nos ajude a viver bem o tempo que Deus nos oferece com esperança.

HOMILIA DO PAPA BENTO XVI
Paróquia de São Tomás de Vilanova, Castel Gandolfo, quarta-feira, 15 agosto 2012
Queridos irmãos e irmãs,
01 de novembro de 1950, o Venerável Papa Pio XII proclamou como dogma de que a Virgem Maria “concluiu o curso da vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Esta verdade de fé foi conhecido pela tradição, criada pelos Padres Igreja, e foi principalmente um aspecto importante do culto da Mãe de Cristo. Justamente o elemento de culto constitui, por assim dizer, a força motriz que conduziu à formulação deste dogma: o dogma é um ato de louvor e exaltação para a Virgem Santa. Isso também emerge do texto da Constituição Apostólica, que afirma que o dogma é proclamado "para honrar o Filho, a glorificação da Mãe e da alegria de toda a Igreja." Foi bem expresso na forma dogmática o que já havia sido celebrado em adoração e devoção do povo de Deus como a glorificação maior e mais estável de Maria: o ato de proclamação da Assunção é apresentado quase como uma liturgia da fé. E no Evangelho que ouvimos agora, a própria Maria profeticamente pronuncia algumas palavras que guia nesta perspectiva. Ele diz: "Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Lc 1,48). É uma profecia para a história da igreja. Esta expressão do Magnificat, gravado por São Lucas, indica que o louvor da Virgem Santíssima, Mãe de Deus, intimamente unidos a Cristo, seu filho, sobre a Igreja de todos os tempos e lugares. E o registro dessas palavras que o evangelista supõe que a glorificação de Maria estava presente no momento da São Lucas e que ele considerava um dever e um compromisso com a comunidade cristã para todas as gerações. Palavras de Maria dizer que é um dever de lembrar a grandeza da Igreja de Nossa Senhora para a fé. Esta solenidade é, portanto, um convite a louvar a Deus, e olhar para o tamanho da Madonna, porque sabemos que Deus está no rosto dele.
Mas, porque Maria é glorificado com a assunção aos céus? São Lucas, como ouvimos, vê a raiz da exaltação e louvor a Maria, na expressão de Elizabeth: "Bem-aventurada aquela que acreditou» (Lc 1,45). E o Magnificat, esta canção para Deus atua na história é um hino de fé e amor, que brota do coração da Virgem. Ela viveu com fidelidade exemplar e guardado nas profundezas do seu coração as palavras de Deus para seu povo, as promessas feitas a Abraão, Isaac e Jacó, tornando o conteúdo da sua oração, a Palavra de Deus estava no Magnificat se a palavra Maria, a lâmpada de sua jornada, por isso vai estar disponível para acomodar no seu ventre o Verbo de Deus feito carne. O Evangelho de hoje chama esta presença de Deus na história e no mesmo curso dos eventos, em particular, há uma referência para o Segundo Livro de Samuel, no capítulo sexto (6:1-15), que transporta a Arca de Davi "Aliança. O paralelo é que o evangelista é clara: Maria esperando o nascimento de Jesus, o Filho é a Arca Sagrada, o que acarreta a presença de Deus, uma presença que é uma fonte de consolo, cheia de alegria. John, de fato, dançar no ventre de Isabel, assim como Davi dançou diante da Arca Maria é uma "visita" o Deus que cria alegria. Zacarias, em seu cântico de louvor vai dizer explicitamente: "Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1,68). A casa de Zacarias experimentou a visita de Deus com o nascimento inesperado de João Batista, mas especialmente com a presença de Maria, que carrega em seu ventre o Filho de Deus
Mas agora nos perguntamos: O que nos dá em nossa jornada, as nossas vidas, a Assunção de Maria? A primeira resposta é: em Assunção, vemos que em Deus não há espaço para o homem, o próprio Deus é o lar de muitos apartamentos dos quais Jesus fala (cf. Jo 14,2), Deus é o lar do homem, em Deus há lugar para Deus, Maria unida, unida a Deus, não longe de nós, não de uma galáxia é desconhecida, mas aquele que vem a Deus, porque Deus está ao nosso redor, e Maria, unidos a Deus, compartilhando a presença de Deus, está muito perto de nós, para cada um de nós. Não é uma palavra bonita de São Gregório Magno São Bento que ainda podemos aplicar ainda a Maria: São Gregório Magno diz que o coração de São Bento tornou-se tão grande que toda a criação pode vir para este coração. Isto aplica-se ainda mais a Maria: Maria, totalmente unido a Deus, tem um coração tão grande que toda a criação pode entrar esse coração, e ex-votos em todas as partes da terra para provar isso. Maria está próxima, pode ouvir, pode ajudar, está perto de todos nós. Em Deus não há espaço para o homem, e Deus está próximo, e Maria, unidos a Deus, está muito perto, seu coração é tão grande como o coração de Deus
Mas há também um outro aspecto: não só em Deus há lugar para o homem, o homem não é lugar para Deus, também vemos isso em Maria, a Arca Sagrada, que traz a presença de Deus Em nós não há espaço para Deus e esta presença de Deus em nós, tão importante para iluminar o mundo em sua tristeza, seus problemas, essa presença se realiza na fé: a fé abrimos as portas do nosso ser para que Deus entra em nós, para que Deus pode ser a força que dá vida e viagem para o nosso ser. Há um espaço em nós, vamos abrir-nos como Maria aberta, dizendo: "Seja feita a tua vontade, eu sou a serva do Senhor". Ao abrir-nos a Deus, não perdemos nada. Pelo contrário, a nossa vida se torna grande e rico.
Então, fé, esperança e amor são combinadas. Existem hoje muitas palavras em um mundo melhor para se esperar: seria a nossa esperança. Se e quando este mundo é melhor, não sei, eu não sei. É certo que um mundo que se afasta de Deus não se torna melhor, mas pior. Só a presença de Deus pode oferecer um mundo bom. Mas vamos deixar isso.
Uma coisa, uma esperança é certa: Deus está esperando, esperando por nós, não vão para o espaço, esperamos. Deus está esperando e ali, ir para outro mundo, a bondade de Mãe, encontramos o nosso próprio, encontramos o amor eterno. Deus espera por nós: esta é a nossa grande alegria e grande esperança que nasce esta celebração. Maria nos visita, e é a alegria da nossa vida é esperança e alegria.
Que tal, então? Coração grande, a presença de Deus no mundo, o espaço e o espaço de Deus em nós o amor de Deus por nós, a esperança, de esperar: esta é a sinfonia deste partido, uma indicação de que esta solenidade de meditação nos dá. Maria é a amanhecer e o esplendor da Igreja triunfante, e ela é o consolo e esperança para as pessoas que ainda a caminho, diz o Prefácio de hoje. Confiemos à sua materna intercessão, para que obtenha do Senhor para reforçar a nossa crença na vida eterna, nos ajude a viver bem o tempo que Deus nos dá esperança. A esperança cristã, que não é apenas a nostalgia do céu, mas o desejo vivo e ativo de Deus aqui no mundo, o desejo de Deus que nos faz peregrinos inquieto, alimentando em nós a coragem e a força da fé, coragem e ao mesmo tempo poder do amor. Amém.

Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário