quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nota de esclarecimento sobre a distribuição do YouCat (venda proibida)

São Paulo, Setembro de 2012

Prezados Bispos, Padres, Administradores e Responsáveis,
Que o Bom Deus abençoe a todos!

A vossa diocese, entre tantas do Brasil, foi beneficiada com a doação de catecismos YouCat para a distribuição gratuita aos jovens mais engajados na vida da Igreja e que estão se preparando para viver a JMJ 2013. Esta doação foi feita para atender um pedido do Papa Bento XVI.

Para que a Ajuda à Igreja que Sofre pudesse fazer esta doação às dioceses, foi feito um acordo com a Paulus, detentora dos direitos autorais deste livro, que concedeu isenção dos direitos autorais do YouCat e reduziu os custos de impressão para esta edição. Porém, existe um valor alto a ser pago e a AIS, graças à ajuda de seus benfeitores, está arcando com ele. Para as dioceses foi pedido apenas o valor do envio dos livros (frete), que foi feito pelo menor valor encontrado na praça.

Recentemente, porém, recebemos informações de que, em algumas dioceses, os catecismos têm sido vendidos, o que nos causa bastante apreensão. A exclusividade de doação está especificada em contrato e comunicada na contracapa do Youcat, onde diz expressamente: a venda é proibida.

Entendemos que em algumas situações seja necessária a arrecadação de fundos para custear o transporte, porém, este valor não pode ser adquirido mediante a venda do YouCat. Nada teríamos a objetar se for pedida uma pequena contribuição voluntária dos que puderem para ajudar a custear o preço do frete ou para ajudar os mais pobres a participar da Jornada. Mas jamais isto pode se transformar num ato de venda.

Reforçamos este ponto, pois estas vendas são ilegais e poderão acarretar problemas para a Editora Paulus que cedeu os direitos desde que a distribuição fosse gratuita. O exemplar da edição comercial do YouCat está sendo vendido nas livrarias a R$ 29,90. Já recebemos vários telefonemas de fiéis escandalizados, que viram a notícia de que o YouCat é gratuito, mas testemunharam que em suas dioceses ele está sendo vendido.

Graças ao bom Deus, temos experimentado em nossa Obra a grande confiança e generosidade de nossos benfeitores que acreditam na seriedade de nossos serviços a favor dos mais necessitados. Buscamos ser justos diante de tanta confiança. Acreditamos que existem outras formas criativas de apelar a seus fiéis para ajudarem nos possíveis gastos que a diocese precise custear. Contamos com sua compreensão e colaboração.

Em Cristo,

José Correa
Diretor da AIS Brasil

Pe. Evaristo Debiasi
Assist. Eclesiástico da AIS Brasil

6 comentários:

  1. Como posso conseguir o You Cat pra minha Diocese, pois iremos dar um encontro em nossa cidade e gostaríamos de doa-lo aos jovens carentes.
    Obrigada
    Rúbia, ccae (Comunidade C. Aliança El Shaddai)
    35-9114-1370

    ResponderExcluir
  2. Tambem gostariamos de receber aqui na nossa cidade.
    Fortaleza dos Nogueiras-MA
    (98) 8142-3952 Junior

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando o exemplar do YouCat para a catequese da Paróquia e não estou conseguindo... Como faço? Visconde do Rio Branco/MG, 32-88339296 - Christiane Porcino

    ResponderExcluir
  4. Como posso conseguir exemplares do You Cat para a minha diocese pois estamos querendo fazer um do You Cat com os jovens que irão para JMJ 2016 e mais todo o setor juventude da região e a maioria não tem condições de adquirir o mesmo Paróquia São Vicente de Paulo Belém- PA (91)982477813 Marcelle Souza

    ResponderExcluir
  5. Como faço para conseguir uns YouCat's para eu e meus amigos ou apenas um? Meu número é (073) 981096314. Paz e Bem!

    ResponderExcluir