quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dioceses já podem fazer download de manual de instruções para Semana Missionária



A movimentação para a Semana Missionária já acontece em todo paísE para melhor contribuir com a preparação, a CNBB lança neste domingo, 27, um manual de instruções com propostas de programação, orações e celebrações para a Semana, que vai acontecer simultaneamente nas (arqui)dioceses de todo Brasil, de 17 a 20 de julho de 2013. Ou seja, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

.: Download AQUI
O manual propõe que os jovens peregrinos estrangeiros, ao chegarem ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja no país. Durante este tempo, todas as dioceses seguirão uma programação comum sobre três pilares: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. Isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.
Na apresentação do manual, o secretário geral da CNBB e presidente da Comissão Especial para a JMJ da Conferência, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão para a Juventude e secretário da mesma instância para a JMJ, Dom Eduardo Pinheiro, explicam que o material foi elaborado pelas Comissões Pastorais da Conferência dos bispos com o intuito de fornecer uma dinamização da Semana Missionária, segundo as orientações do Pontifício Conselho para os Leigos.
“Será importante convidar e envolver todas as forças eclesiais, especialmente os jovens. Sejam eles missionários, anunciadores e presença viva do Evangelho: jovens evangelizando jovens!”, enfatizaram os bispos ao destacar os frutos que serão gerados em cada diocese após a Semana.
De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude e coordenador nacional da Semana Missionária, padre Carlos Sávio Costa, o evento tem como objetivos a experiência dos jovens estrangeiros com a Igreja no Brasil e a preparação de cada diocese para a JMJ. “O manual traz sugestões de atividades e cronogramas, o que pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada diocese. Contudo, devem permanecer os três principais eixos da Semana Missionária: espiritualidade, cultura e ação social”, ressaltou.
Uma dos organizadores do manual, Gisele Pires Machado, explica que, além da programação, o material traz ainda textos para reflexões, mensagem do Papa João Paulo II para as Oficinas Vocacionais e sugestões para Liturgia. “O objetivo é dar suporte às dioceses para que possam caminhar em unidade e, assim, juntos nos preparemos para a JMJ Rio 2013”, afirma.
Para mais informações e notícias da mobilização pelo país, acesse o menu “Semana Missionária”, no site dos Jovens Conectados.


Fonte: Jovens Conectados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário