sábado, 24 de novembro de 2012

Os cinco pontos – fundamentos das JMJs


O Santo Padre, Bento XVI, apresentou cinco elementos constitutivos das Jornadas, ao recordar a JMJ de Madri. Queremos então refletir a partir da apresentação do Papa.
Papa Bento XVI, foi a experiência da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, que ele definiu "magnífica". Um remédio que o Papa dividiu em cinco "doses". "Em primeiro lugar, nesses eventos, há uma nova experiência da catolicidade, da universalidade da Igreja. Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas; e, no entanto nos sentimos imediatamente unidos como uma grande família".
Ao apresentar essa experiência da catolicidade, o Papa nos sinaliza para aquilo que podemos chamar de experiência moderna de Pentecostes, pois apesar de idiomas diferentes estamos unidos pela força do Espírito Santo e nos compreendemos de maneira particular na Eucaristia. Podemos até não compreender o idioma na qual ela é presidida, mas ela nos une pelo rito, pela fé e claro pela presença de Cristo, pois como afirma a resposta da saudação inicial aprovada para Brasil, -bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Sim o amor de Cristo nos uniu de diferentes povos, línguas e culturas, somos cativados pelo mesmo amor de Cristo, que nos impele a testemunhar diante do mundo a nossa opção por Cristo, pela Igreja em comunhão com o Santo Padre.
Papa Bento XVI disse: “Em segundo lugar a Jornada favorece um novo modo de ser homem, de ser cristão, através do voluntariado. Cerca de 20 mil jovens fizeram o bem simplesmente porque é bom fazer o bem, é bom servir os outros. "É preciso apenas ousar o salto", afirmou o Papa”.
O mesmo comportamento Bento XVI também encontrou na África, por exemplo, nas Irmãs de Madre Teresa que se prodigalizam pelas crianças abandonadas, doentes, pobres e atribuladas, sem se importarem consigo mesmas, tornando-se, precisamente assim, interiormente ricas e livres. Este é o comportamento propriamente cristão.

O Santo padre ao falar do voluntariado como um novo modo ser cristão no mundo, ele está nos indicando que o termo pode ser novo, “voluntário”, mas o chamado é o mesmo: servir aos irmãos. E na atualidade este servir se faz presente por meio do trabalho voluntario dos cristãos. Contudo o voluntariado cristão não é somente filantropismo, é obediência à voz de Cristo que nos chama a amar ao irmão, entendo que da mesma maneira que Cristo se fez servo precisamos ser servos, pois não podemos afirmar que amamos a Deus que não vemos se não amarmos aos irmãos que vemos (Cf. 1Jo 3,18).
Assim compreendemos que como  nos indica o Santo Padre ao comentar o exemplos das irmãs de Beata Tereza de Calcutá, ser voluntário é antes de tudo não buscar os seus interesses, mas buscar o bem do próximo acima de tudo.
Este voluntariado tem marcado a Jornada, pois jovens e não somente jovem, mas adultos e idosos se colocam à disposição do reino, oferecendo seus dons, talentos e capacidades para que se possa construir esta obra belíssima, onde não se busca ganhos pessoais. Pelo contrario, como os peregrinos, os voluntários também contribuem financeiramente para a Jornada. Assim ser voluntario não é só trabalhar na Jornada, é testemunhar a força do amor de Cristo que nos impele a dar com o nosso serviço o testemunho de nossa fé. Pois como diz o Apostolo São Tiago “Eu te mostrarei a minha fé, pelas minhas obras” ( Tg25,18)
Papa Bento XVI: O terceiro elemento que faz parte das Jornadas Mundiais da Juventude é a adoração. Em Cristo ressuscitado, está presente Deus feito homem, que sofreu por nós porque nos ama. “Entramos nesta certeza do amor corpóreo de Deus por nós, e fazemo-lo amando com Ele. Isto é adoração. E só assim posso celebrar convenientemente a Eucaristia e receber devidamente o Corpo do Senhor.”
Ao falar da Adoração, o Santo Padre nos lembra de que o testemunho de Cristo é antes de tudo fruto de uma experiência pessoal do Senhor. É na adoração que o encontramos intimamente e contemplamos a grandeza do seu amor por nós. A adoração nos faz focar em Cristo, por que vindo de povos distantes nos reunimos para como  Igreja adorar e clamar a graça de Deus. A santa Missa, é o cume toda Jornada, pois sabemos que a eucaristia é fonte e cume da vida da Igreja. Assim ao final de um encontro somos alimentados na eucaristia e enviados em missão, a proclamar tudo o que foi possível vivenciar naqueles dias e assim profetizar que é possível que pessoas dos mais diversos povos, línguas e etnias podem estar unidos, por que maior é o que nos une do que o que nos separa.
Outro elemento importante das Jornadas Mundiais da Juventude é a presença do sacramento da Penitência. Deste modo, reconhecemos que necessitamos continuamente de perdão e que perdão significa responsabilidade.
Como sinaliza o Santo Padre a presença do sacramento da reconciliação na jornada é algo muito significativo, pois nos reunimos não de forma superficial, mas buscamos a cada Jornada reavivar a chama da fé e por isso reconhecemos nossos erros e pedimos ao Senhor o seu perdão. Assim ao contemplarmos a realização de tantas confissões durante a Jornada entendemos por que ela é marcada por tanta alegria, é alegria do encontro com Cristo e uma alegria muito maior pelo perdão recebido  do mesmo Cristo.
Por fim, outra característica das Jornadas é a alegria, que brota da certeza de ser amado por Deus. Só a fé me dá esta certeza: É bom que eu exista; é bom existir como pessoa humana, mesmo em tempos difíceis. A fé nos faz felizes a partir de dentro. “Esta é uma das maravilhosas experiências das Jornadas Mundiais da Juventude.”
Alegria é com certeza como destaca o Santo Padre uma característica das jornadas.  Alegria que brota do anúncio da boa nova, pois como disse o Anjo na noite de natal aos pastores “eis que vos anuncio uma grande alegria”. O acolhimento do Evangelho gera uma alegria sim, mas a alegria das jornadas é aquela alegria fruto do Espirito Santo,  uma alegria que gera nos cristão a coragem de anunciar esta boa nova, pois como diz as Sagradas Escrituras “A alegria do Senhor é nossa força”. ( Ne 8,10)

Diretor do Setor de Voluntariado JMJ Rio2013

Fonte: Site Oficial JMJ Rio 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário