quinta-feira, 21 de março de 2013

Em encontro com presidente do Brasil, Papa fala da participação na JMJ e do desejo de ir à Aparecida


Em audiência particular com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o Papa Francisco confirmou novamente sua participação na JMJ Rio2013. O encontro, que durou cerca de meia hora, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20 de março. Na ocasião, o Sumo Pontífice contou a presidente que espera um grande número de jovens no encontro de julho no Rio de Janeiro. Como resposta, Dilma reforçou a acolhida que os peregrinos terão na cidade. “A Jornada vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz”, disse.
Papa Francisco também presenteou Dilma com o documento síntese da Conferência Episcopal Latino-Americana de Aparecida em 2007. “Ele me disse assim: você não lê tudo, porque você pode se aborrecer, então, você pegue o índice e pegue os assuntos que te interessarem e vai lendo aos poucos”, contou a presidente.
O Papa também se mostrou solidários as vitimas da tragédia de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quando mais de 200 jovens foram vítimas de um incêndio em uma boate. “Ele também me deu um conselho e me disse: eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura e, em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura”, concluiu a presidente brasileira. A tragédia gaúcha aconteceu em janeiro deste ano.
Após a audiência, a presidente Dilma Rousseff afirmou também aos jornalistas o desejo do Sumo Pontífice em visitar o Santuário de Aparecida após sua presença na Jornada. Porém, o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, indicou a um jornal brasileiro que ainda não há anúncio oficial da passagem do Papa pela cidade da padroeira do Brasil.
“Não tenho nenhum detalhe a confirmar”, disse. “A presidente está livre para dizer o que quiser. Mas de nossa parte não há nada ainda a ser anunciado”, afirmou. Lombardi reconheceu que a viagem ao Brasil deve de fato ocorrer. “Mas os planos ainda não estão feitos”, disse.
O cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, manifestou sua alegria pela notícia da possível vinda do Papa também na Casa da Mãe Aparecida, em entrevista ao programa da Rádio Vaticano, em Roma. O Papa Francisco já visitou o Santuário Nacional em 2007, na ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Fonte: Site Oficial JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário