sexta-feira, 24 de maio de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Cuidando de Saúde Parte I




A JMJ é um evento de grande porte, com muitas atividades e um ritmo muito puxado, por isso, preparar-se cuidando da saúde é fundamental.
Na JMJ iremos nos encontrar com jovens do mundo todo e compartilhar experiências, fé e cultura, mas também corremos o risco de compartilhar certos tipos de enfermidades para as quais podemos nos prevenir por meio da atualização de nossa CARTEIRA DE VACINAÇÃO.

Várias são as doenças com as quais podemos ter contato num evento deste porte: sarampo, rubéola, catapora, gripe, algumas forma de hepatite, caxumba, entre outras. Todas podem ser prevenidas por meio da VACINAÇÃO, por isso, procure o mais rápido possível o posto de saúde de sua comunidade, converse com a enfermeira e explique que você vai participar deste evento e precisa colocar seu esquema de vacinação em dia.
NÃO DEIXE PRA ÚLTIMA HORA, pois as vacinas tem prazo para fazer efeito, assim sendo, não adianta você se vacinar na semana de viajar, não vai adiantar.
Para terminar quero lembrar ainda mais três vacinas: a antitetânica, a da febre amarela e a para a gripe.

A antitetânica para caso de cortes e ferimentos, evitando certas complicações que podem ser sérias sem essa vacina.

A para febre amarela porque, apesar do Rio não ser área de risco, mas lá tem o famoso mosquito aedes aegypti que, além da dengue, também pode transmitir a febre amarela se for contaminado e como teremos jovens de regiões do mundo e do Brasil que tem esse problema, sempre há algum risco.

A vacina para a gripe já entendemos o porquê, né? A gripe é uma infecção altamente contagiosa e num evento desses estaremos bem expostos.
Para outras informações sobre esquema de vacinação e vacinas acesse o site do Ministério da Saúde:


Um abraço pra todos e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário