segunda-feira, 17 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - A programação oficial da JMJ – parte 7



Olá peregrinos e peregrinas!

Depois de termos visto os Atos Centrais da JMJ agora vamos começar a falar um pouco das diversas atividades que acontecem simultaneamente durante esses dias.
Hoje falaremos sobre AS CATEQUESES.

Organizadas e distribuídas em mais de 273 LOCAIS da região metropolitana do Rio de Janeiro, as CATEQUESES serão presididas por bispos de diversos países. É a parte que aprofunda o tema da JMJ. Os nomes desses bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas) e deverão ser divulgados 30 dias antes da JMJ.

Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos locais de hospedagem, divididos por grupos linguísticos. Elas acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de julho, PELA MANHÃ. O café da manhã será disponibilizado nos locais de catequese de 7h às 8h, mesmo para aqueles que optarem por um alojamento particular (não integrado ao sistema da JMJ).

Serão três manhãs de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens. As CATEQUESES desenvolverão o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19) e os temas serão: “SEDE DE ESPERANÇA, SEDE DE DEUS” no dia 24; “SER DISCÍPULOS DE CRISTO” no dia 25; e “SER MISSIONÁRIOS: ‘IDE!’” no dia 26.

Começando às 9h, os peregrinos são chamados ao momento inicial da catequese, com animação, oração, abertura e palavra de boas vindas, seguido pela pregação, conduzida por um bispo. Após a reflexão dos bispos, abre-se um espaço para perguntas e, com uma celebração eucarística, o encerramento será às 13h.

Por isso, ao chegar ao Rio de Janeiro, quando estiver com seu Guia do Peregrino em mãos, veja o local mais próximo de catequese em português e tudo dará certo!
Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

 Veja o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário