terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto Vozes Católicas será legado da JMJ Rio2013

Jornada Mundial da Juventude sempre deixa um legado. Dessa vez, além do trabalho de prevenção e criação de centros que possam acolher dependentes químicos, outro legado da JMJ Rio2013 será o projeto Vozes Católicas, que está sendo implantado no Brasil para dar suporte às necessidades da mídia no que diz respeito aos esclarecimentos de temas ligados à Igreja Católica, especialmente os mais controversos. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 23 de março. 
 

O processo quer selecionar católicos que tenham boa capacidade de comunicação e conheçam bem a doutrina da Igreja. Todos os candidatos, que devem residir no estado do Rio de Janeiro e ter pelo menos 21 anos, serão entrevistados e passarão por um teste de vídeo. Os aprovados formarão o primeiro grupo de Vozes Católicas, receberão treinamento intenso em mídia (rádio e TV) e serão formalmente apresentados ao público, estando disponíveis para todos os meios de comunicação.
Segundo Marco Cazumba, membro da equipe de coordenação do Vozes Católicas, “a expectativa é a melhor possível”, e o número de inscrições em três dias superou as metas da coordenação. “Estamos muito felizes com a disponibilidade do carioca”, diz Marco.

Impulsionado pela JMJ, o projeto servirá ao interesse da mídia em entender as questões da Igreja, em esclarecer suas dúvidas, procurando dar destaque ao testemunho do católico. “Não é uma pastoral, é uma pessoa treinada, que tenha uma cara profissional”, afirma Alexandre Varela, também da coordenação.

O Vozes Católicas nasceu com o objetivo de garantir que os fiéis fossem bem representados na imprensa. Foi criado no Reino Unido em 2010, para facilitar o trabalho da mídia na cobertura da visita que Bento XVI fez naquele ano. Hoje, está presente em sete países: Chile, Irlanda, Lituânia, México, Polônia, Espanha e Estados Unidos. Além disso, está sendo implantado na Argentina, Austrália e Costa Rica. O projeto é formado por leigos, que atuam como comunicadores não-oficiais da Igreja, ficando a disposição dos meios de comunicação para esclarecer os pontos de vista da Igreja sobre os temas da atualidade.

Toda a equipe é formada por voluntários e o projeto tem o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Mais informações e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site do Vozes Católicas.

Fonte: Site Oficial JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário