domingo, 26 de maio de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Cuidando da Saúde – parte 2

Foto retirada do google.
Olá peregrinos e peregrinas!

Hoje é domingo! Dia do Senhor! Já foi à missa? Neste fim de semana (25 e 26 de maio) o ofertório das missas será um gesto de partilha de todo o Brasil para ajudar a Arquidiocese do Rio de Janeiro com as despesas da JMJ. Vamos participar!

Bom, na dica de hoje voltamos a falar do tema SAÚDE. Algo muito importante para vivermos bem a JMJ. O Brasil possui um sistema integrado de saúde chamado SUS que todos conhecemos. O que muitas pessoas não sabem é que para ser atendido é preciso ter o CARTÃO DO SUS. Isso mesmo! O cartão do SUS é o seu documento de identificação dentro da rede de saúde. Ele visa facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde no Brasil. Por isso, se você ainda não tem procure o agente de saúde de sua comunidade, ou o posto de saúde, ou ainda a secretaria de saúde do seu município e eles deverão te orientar como fazer o seu cartão do SUS. 
Vou logo avisando que provavelmente você fará um cartão provisório (geralmente um papel impresso com o seu número de cadastro no sistema do SUS), mas não tem problema, porque ele serve assim mesmo. Plastifique e leve-o para a JMJ, pois caso precise de algum atendimento de emergência no sistema público pode ser que precise apresentar este documento.

Mais informações acesse o site:

Aqui explica melhor sobre a importância de ter o seu CARTÃO DO SUS.
Vou ficando por aqui.  Até amanhã, se Deus quiser!

Um abraço!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário