quinta-feira, 6 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Leve lembrancinhas para a JMJ!



Olá peregrinos e peregrinas!

Na JMJ iremos nos encontrar com jovens do mundo todo. É uma experiência fantástica poder conhecer um pouco da vivência de fé de tantos jovens de línguas e culturas diferentes!
Se você sabe alguma língua além da língua portuguesa, você poderá conversar e conhecer melhor alguns desses jovens. Porém, se você, assim como eu, não sabe nada de língua nenhuma além do nosso nativo português, existem outras maneiras de se comunicar com esses jovens. Uma delas é o gesto simpático de TROCAR LEMBRANCINHAS DURANTE A JMJ.

A coisa funciona mais ou menos assim: você leva para a jornada algumas coisinhas típicas do Brasil e da sua região (chaveiros, pequenos artesanatos em várias formas, camisas do Brasil, broches etc). Na medida em que você vai cruzando com os jovens você pode tentar trocar com ele lembrancinhas e eles também poderão abordar você com o desejo de trocar alguma coisa. Geralmente a motivação será algo que o peregrino deseja trocar para levar de lembrança do país do outro jovem.

Na JMJ de Madrid, em 2011, levei chaveiros e pequenas bandeirinhas do Brasil, e fui abordado como também abordei peregrinos e troquei por pulseiras, lenços de outros países e até um ímã de geladeira da Itália.
Neste processo podemos conhecer um pouco os outros peregrinos e se cria um clima de família entre todos.

Por isso, PREPARE SUAS LEMBRANCINHAS e leve tudo para o Rio de Janeiro e vamos fazer essa dinâmica legal de contato com os outros peregrinos. Vai ser muito legal!
Uma observação: NÃO EXAGERE NAS LEMBRANCINHAS, nem no tamanho nem na quantidade, por causa da bagagem. Leve várias lembrancinhas, mas coisas práticas, simples e fáceis de carregar.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!


Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário