sexta-feira, 7 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Cuidando da Saúde – parte 4



Olá peregrinos e peregrinas!
Na dica de hoje vamos reproduzir na íntegra uma matéria do Comitê Organizador sobre a ESTRUTURA DE SAÚDE NA JMJ. Muitos perguntam como vai funcionar e para responder estamos colocando aqui o texto na íntegra.

“A ESTRUTURA DE SAÚDE da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 está sendo projetada para atender à estimativa de público do evento. Ao todo, SERÃO 36 POSTOS médicos e 84 AMBULÂNCIAS em Copacabana e em Guaratiba. Os peregrinos terão atendimento médico a cada 2 km no trajeto até o Campus Fidei. As empresas responsáveis pelo atendimento já foram contratadas.
Segundo informações do Comitê Organizar Local (COL), da JMJ, foram contratadas empresas idôneas, com autorização da vigilância sanitária e todas as documentações necessárias. Elas estão de acordo com as determinações do Ministério Público. Os contratos já foram fechados. Além disso, toda a estrutura foi idealizada antes da consulta de qualquer órgão público.
Em Copacabana, serão seis postos médicos, com 24 ambulâncias no total para os peregrinos. Além disso, o media center, onde estarão alocados os jornalistas, contará com um posto e duas ambulâncias.
Para contemplar os peregrinos que vão à vigília e à missa em Guaratiba, foi pensada uma estrutura que inclui o trajeto de 13 km. Haverá um posto médico com duas ambulâncias a cada 2 km. Somando o Campus Fidei e a rota de peregrinação, estão previstos 29 postos médicos, com 58 ambulâncias no total. 
Estrutura
O projeto para Guaratiba prevê uma variação de público de 900 mil pessoas no sábado, 27 de julho, e 1,5 milhão no domingo, 28 de julho. A expectativa de atendimento é de até mil pessoas por hora.
No percurso até Guaratiba, haverá 11 postos médicos em contêineres, além de três postos médicos sendo um em cada uma das vias de acesso. Haverá também 28 ambulâncias. Dentro do Campus Fidei, haverá 14 postos e 28 ambulâncias para peregrinos. Os jornalistas do media center terão um posto médico e duas ambulâncias.
Os leitos de atendimento médico em Guaratiba também incluem Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP), além de todos os equipamentos, medicamentos, insumos, mobiliários e recursos humanos necessários à operação de atendimento. Há medicamentos para uso oral, parenteral, nebulização e uso tópico.”

Ficamos por aqui! Um abraço a todos e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário