segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Novos caminhos para a Pastoral da Juventude Estudantil



Durante a XV Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil, realizada em Belo Horizonte, entre os dias 14 e 19 de janeiro, jovens assessores de oito estados (RS, PR, SP, RJ, MG, PB, PE e RN) estiveram reunidos para dar o ponta pé inicial para a rediscussão e reformulação do “Marco Referencial ‘Nossa Vida, Nossos Sonhos’”, documento da Igreja do Brasil que dá vida e forma à Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Além disso, foram feitas as avaliações sobre as atividades derivadas do Plano Trienal 2011-2013, e também sobre a atuação da Equipe Nacional da PJE nos estados brasileiros.
Durante a Assembleia foram criados dois novos cargos, um na Secretaria e outro na Assessoria. Também, o tempo de serviço foi revisto, passando de dois para três anos.
“Foi avaliado pela XV Assembleia que o trabalho poderia ser mais efetivo se houvesse algumas mudanças no número de componentes na Equipe, que passou a se chamar Coordenação. Além do mais, concluiu-se que o trabalho desenvolvido pelo/a Secretário/a junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), a CNBB e demais Pastorais da Juventude, acabava por deixar o serviço de acompanhar os estados já articulados um tanto a desejar. Assim, nasceu mais um cargo na Secretaria, a fim de realizar exclusivamente esta tarefa”, explica o Secretário Nacional da PJE Iago Rodrigues Ervanovite.
Desta forma nasceu o Secretariado Nacional da PJE, composto por três jovens, cada qual com uma tarefa específica dentro da PJE do Brasil. “Um jovem responsável pelos assuntos relacionados à CEPJ, outro por acompanhar os estados já articulados e outro por articular novos estados (renomeando-se o cargo de Articulador)”, destaca Iago.
O processo de revisão do Marco Referencial da PJE foi planejado durante a Assembleia, e teve início logo após seu fim. O caminho a ser trilhado conta com a participação de todos os grupos de PJE espalhados pelo país. Após a contribuição dos grupos de base, competirá à Coordenação Nacional a organização das ideias e formulação de um texto único, que será revisto por especialistas em juventude convidados pela Comissão Nacional. Por fim, o novo Marco Referencial será aprovado na XVI Assembleia Nacional, que acontece em três anos.
A nova Coordenação Nacional de Jovens e Assessores da Pastoral da Juventude Estudantil da CNBB foi assim eleita:
Coordenação Nacional da PJE (2014-2017)
Secretariado Nacional
Coordenação Nacional de Assessores
Coordenação Nacional de Jovens da PJE
Para conhecer mais sobre a Pastoral da Juventude Estudantil, confira o site e redes sociais oficiais do grupo:
Grupo Oficial no Facebook: www.facebook.com/groups/pjestudantil
Página no Facebook: www.facebook.com/pjestudantil
FONTE: http://www.jovensconectados.org.br/novos-caminhos-para-a-pastoral-da-juventude-estudantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário