sábado, 22 de junho de 2013

DICAS JMJ RIO 2013 - Bagagem para a JMJ – parte 1

Imagem retirada da internet
 Olá peregrinos e peregrinas!

Vamos fazer algumas postagens sobre a BAGAGEM que deveremos levar para a JMJ.

Hoje começamos com o GUARDA-ROUPA para a Jornada. O que levar? O que não levar?
Bem, cada um sabe do que precisa normalmente, mas aqui queremos ajudar você a selecionar sua bagagem. Lembre-se que você vai para uma peregrinação e, por isso, muita bagagem só irá atrapalhar você.

VAMOS COMEÇAR PELA MALA!
Aconselhamos levar mala de acampamento ou de pequeno porte (pequena ou média) visto que no decorrer da jornada iremos ter que nos locomover em transportes públicos.

Dentro da mala:
- Camisas ou blusas, uma média de 01 (uma) por dia, pois você sairá pela manhã e só retornará para a hospedagem a noite. O mesmo para roupas íntimas.
- Uma toalha e um lençol.
- Duas calças e uma bermuda ou short. (uma das calças poderá ser a que você já estiver usando na hora da viagem!)
- Um agasalho para frio, pois no Rio de Janeiro é época de frio.
- Uma roupa de banho (sunga ou calção, biquíni ou maiô), pois, às vezes, na hospedagem, o banho é coletivo e essas roupas facilitarão na hora.
- O saco de dormir.
- Meias de acordo com a necessidade e a quantidade de dias. Sugerimos um par de meias para cada dois ou três dias (você pode também lavar as meias e, deste modo, diminuir a quantidade).
- Um par de tênis e um par de sandálias baixa (chinelo de dedo, por exemplo). Não leve mais do que isto de calçado. E amacie o tênis antes da viagem, pois lá você irá andar muito e se o calçado for novo poderá causar incômodo (calos, por exemplo). NÃO LEVE SAPATO OU CALÇADOS COM SALTO! Você não conseguirá usá-los na JMJ, além de fazer volume desnecessário na mala.

IMPORTANTE: uma semana antes da viagem, verificar pela internet as condições de tempo, para fazer uma mala com roupas que serão úteis, pois muitas vezes está mais frio/quente que o habitual e assim não se tem surpresas desagradáveis.

Outra coisa IMPORTANTE: esta mala não pode ultrapassar os 23kg(franquia de bagagem). O que passar disso será excesso de bagagem, sendo responsabilidade sua pagar pela diferença. Um exemplo: quando fomos para a JMJ em Madrid 2011, eu levei uma mala média e seu peso não passou dos 13 kg para 10 dias de viagem. Por isso, tenha atenção para não colocar na mala o que você não vai precisar.

Vamos ficando por aqui por hoje.

Um abraço pra todos! Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. Augusto Lívio – Assessor do Setor Diocesano de Juventude




Nenhum comentário:

Postar um comentário